Que as pulgas de mil camelos invadam os corpos de meus leitores que não deixam comentários. Think about!

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Matemática for Dummies - parte 01

Post dedicado a minha mãe que é a única que lê esse blog e sempre reclama que eu só digo coisa ruim.

Eu aprendi a matemática desde criança. E da maneira que aprendi nunca mais esqueci. A história que vou aqui contar pode chocar minha família, mas que sejam colocados os pingos nos “i”.

Campo Grande, MS em alguma data entre 1990 e1995, mais precisamente na vila jacy.

Bom, eu morava no bairro caiçara, que é um bairro barra pesada, mas do tipo parque de diversões perto do bairro que moro hoje o Tirá!

Minha mãe juntou suas economias e rumou para Glasgow na Escócia para visitar a irmã dela que em 1983 deixou o Brasil.

Ela estava com muita saudade e por essa razão juntou suas coisinhas e pegou um varig rumo ao velho continente.

O tempo passou e eu sentia sua falta e foi numa dessas que ela enviou o equivalente (corrigido para os dias de hoje) a R$ 200,00.

Enviou a grana para meu pai com o seguinte dizer: “Essa grana é para nossos filhos, Oscar. 



Dê R$ 100,00 para Any e R$ 100,00 para o menino” (minha mãe me chamava assim, pq ela sempre confundia meu nome, alias, confunde até hoje, pois ela me chama de Leo, Oscar, Chitinha e uma vez até me chamou de Jarbas, não me pergunte o porque, pois nem eu me atrevi a perguntar).

Meu pai é claro tendo em vista aquele montante que era mais que um salário mínimo da época, pensou o seguinte:
“Pq eu não fico com 50% dessa quantia e dou os outros 50% para Any e para o Bagual (meu pai me chamava de bagual, pois tb me confundia).
Dito e feito! Meu pai, o provedor da casa, o gorilão da bola azul, embolsou 100pila e deu 100 pila pra minha irmã com o seguinte dizer:

Pai: Any, fique vc com 50 contos e dê 50 contos pro Daniel!
Any: Dan... quem?
Pai: ops! Pro... Gilson!
Any: Pai! Vc ta falando do menino?
Pai: Isso... o bagual.
Any: Ok

Então minha irmã com aquele montante, e com tantos redleys e ryders que ela podia comprar, pensou:

“Pq eu não fico com 75% desse montante e passo a quantia para o Sérgi... ops Menino”.
Minha irmã pensou certo! Eu era apenas uma criança e não tinha muita grana ou anseios materiais. Eu tinha tudo que precisava para ser uma criança feliz. Tinha uma enxada e um quintal grande para me divertir.

Alem do mais, me passar pra trás não era algo difícil, até pq minha irmã sempre me aplicava pequenos golpes financeiros devido nossa diferença de idade. Eu de 1982 e ela de 1973. Um dos golpes clássicos e que ela mais gostava de me aplicar, era o de: 

Any: Olha menino, eu tenho um monte de dinheiro e vc só tem um, quer trocar?
Eu: Não maninha, não quero que vc fique em desvantagem. Eu te Amo.
Any: Que isso felip... ops! Dodinho, a maninha troca com vc e te ama tb.
Eu: Tá!

Esse golpe consistia em eu ter duas notas de Dez que ganhei de minha avó, e ela 5 notas de um. Logo... era muito mais dinheiro.

Voltando...

Mas sabem que meu sonho sempre foi ter marcha na bicicleta. Mas primeiro eu precisava ter uma bike. Mas nem da nada, pois meu pai tinha uma.

Monark African amarela que minha mãe deu pro meu pai
Provavelmente minha mãe lerá essa história e vai dizer que eu tinha sim uma bicicleta. Mas quero lembrar uma passagem que rolou antes desse fato.

Meu pai trocou minha bicicleta caloi cross  por uma bicicleta de deus me livre, que o guidão era de cano PVC. E o pior é que algum filho de rampeira roubou minha bicicleta de cano de pvc na mercearia la cabaça do bairro caiçara.

Voltando ao texto, eu peguei a minha parte da grana com minha irmã. Ela me passaria pelos seus cálculos R$ 25,00 mas no caminho ela passou numa banca e comprou uma "Sabrina" e me sobrou 19 pila. Ela me deu o dinheiro e disse:

Any: Lindo, a mãe te mandou essa grana!
Eu: “lindo!! Aí tem coisa” Obrigado Anynha!
Ela ainda disse:
Any: Vc quer um sorvete querido?

(eu ficava puto pq ninguém me chamava pelo nome, sempre apelidinhos padronizados para não errar.)

Eu: Claro que quero Anynha!
Any: Ah brigado maninho lindu! Compre pra gente ali naquele picolezeiro.

minha cara quando contei meu dinheiro para compra marcha


Resumindo... dos meus 19 pila, me sobraram Apenas 18, pois ela ficou com uma moreninha de 60 centavos e eu com um sorvete de groselha de 30 cents. Os outros 0,10 centavos o picolezeiro embolsou pq disse que não tinha troco.

Picolezeiro malandrão que me filou 0,10 cents


julius acha muito dez centavos

Enquanto ela e eu degustávamos o sorvete, eu disse para ela que meu sonho era ter uma bicicleta de marcha e que queria comprar o que faltava para que a bike amarela (monark african) do meu pai tivesse.

Fomos então na MONA CICLO que ficava na avenida bandeirantes na vila Jacy (hoje ciclo ribeiro).

Chegando lá, fizemos um orçamento e é claro que minha grana não deu.
Eu precisava de uma catraca, coroa, cambio traseiro e central sun race, os trocadores com seus cabos de aço e uma corrente especial que é mais fina para poder passar nos câmbios.

Minha grana só deu para comprar a catraca e a coroa.

Fiquei bem chateado, pois eu só tinha 18 pila e na real eu podia ter cem. Na verdade R$ 99,50 por causa da moreninha da minha irmã.
Mas minha irmã viu minha cara de desolação e falou:

Any: Rafae...ops! Samue… quer dizer, Maninho, eu vou comprar para vc o jogo de marcha, depois vc me paga.
Gabriel: Meu deus do céu anynha, que legal que vc é. A melhor irmã do mundo.  

cambio sun race


O jogo completo deu mais ou menos uns 43 conto. Nessa jogada ficou todo mundo satisfeito e isso que é realmente importante.

Minha mãe fez a boa ação dela, meu pai lucrou 100 pila, minha irmã 57 contos mais uma moreninha, e o picolezeiro levou 0,10 cents nessa. E eu é claro que levei o jogo de marcha completo, mais uma dívida de R$ 25.

O vendedor ainda disse assim:

Vendedor: deu 43 mirréis, mas faço 50 instalado.
Any: ah... ele é um menino esperto, ele mesmo instala.
Eu: mas, eu tenho que fazer tarefa, lavar a louça e...
Any: Nada de "mais" Luc... ops! Jorg… Dodinho (outro apelido meu)! Instala vc senão a maninha fica sem dinheiro. Alem do mais eu to sem tempo para lavar a louça e limpar a casa, pq tenho que pintar as unhas, ir no salão e depois no cinema.
Eu: Ta bom maninha.

Demorei alguns anos ainda, mas depois entendi como funcionava a matemática da coisa.


Resumo da opera: Eu, que era para ter ganho R$ 100, e acabei a história comprando um jogo de marcha e uma moreninha que custaram R$ 43 e saí devendo 25 pila pra minha irmã!

3 comentários:

Anônimo disse...

Só posso rir!!!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Sua mãe
Norma

Ana disse...

Cara...vou me abster de comentar o meu lado da historia...kkkkkk
Ass.: A Irma

gabrielvoyage disse...

Não acredito que vc teve coragem de comentar esse post!